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Sobre

- Apresentação

      A proposta pedagógica da Escola foi desenvolvida nas teorias Construtivista e Sócio-Interacionista, fundamentada na teoria de VIGOTSKY e PIAGET que fundamentam nossas ações e todo o "processo ensino-aprendizagem".

      O aluno é respeitado como sujeito integrante desse processo. Leva-se em conta o que ele traz como "conhecimento prévio" e a partir daí, faz-se a "instrução" para que a aprendizagem aconteça, novas "ideias" façam parte do conhecimento adquirido e transformado. Considera que os aspectos psicológicos de desenvolvimento não estão pré-determinados, mas são adquiridos pela interação com o meio físico e social, que envolve as crianças desde seu nascimento.

     O educador (professor) é o mediador que interage com seu aluno, influenciando-o diretamente na aprendizagem.

     As habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da Educação Básica estão evidentes nas orientações contidas nas diretrizes curriculares elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as quais estabelecem uma série de conteúdos que devem ser lecionados e seguidos, assim como as competências psicoemocionais.

 

– Finalidades e objetivos da escola

      O aluno constitui o centro de todo processo educacional, sendo ele mesmo agente ativo neste contexto. As ações pedagógicas devem estar centralizadas na relação professor-aluno, sendo de excepcional importância a qualidade de ações desenvolvidas em sala de aula bem como, em todas as situações de aprendizagem resultantes dessa relação.

      São finalidades e objetivos do Colégio Atuação, proporcionar aos alunos formação humana e cristã indispensável ao exercício da cidadania, preparo intelectual necessário ao prosseguimento de seus estudos e qualifica-lo para o mundo do trabalho com base nos princípios:

  • Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
  • Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
  • Pluralidade de ideias e de concepções pedagógicas;
  • Respeito à liberdade e apreço à tolerância;
  • Valorização do profissional da educação escolar;
  • Garantia do padrão de qualidade;
  • Valorização da experiência extra-escolar;
  • Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;
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